terça-feira, 17 de outubro de 2017

Qual a importância de higienizar periodicamente seu ar condicionado?

Qual a importância de higienizar periodicamente seu ar condicionado?

Sempre que instalamos nosso ar condicionado temos aquela sensação de dever cumprido, estamos prontos para encarar o verão com conforto e tal.
Aí o tempo vai passando, o verão vai embora, e quando ele retorna, e vem com tudo, simplesmente ligamos aquele aparelho que está alí sujo, com aquela humidade velha ressecada, cheio de poeira e até fungos (bolor), e assim o ciclo se repete e se repete, até percebermos um mal cheiro saindo do ar, ou ele simplesmente não “gela” como antes, e ficamos nos pergutando: será o gás? O que há de errado com ele?
Isso é mais comum do que imaginamos, pois temos por hábito não dar continuidade ou seguir à risca recomendações dos fabricantes de tudo que compramos ou instalamos em nossa casa ou comercio etc. Mas isso não é bom , pois deixamos de lado alguns cuidados simples porque esquecemos ou julgamos desnecessário.
É aí que erramos e nos deparamos com problemas sérios que poderiam ser evitados.
A higienização dos aparelhos de ar condicionado é um exemplo, e acontece muito, com muitas pessoas.
Nunca lembramos de se quer tirar a telinha da tampa da evaporadora para lavar na pia. Mas a faxineira a cada quinze dias passa um paninho na carcaça e pronto, aparentemente está tudo certo, só que não.
Os aparelhos de ar condicionado não higienizados corretamente acumulam sujeira o suficiente para não só comprometer o funcionamento e a vida útil do aparelho como também pode ocasionar problemas respiratórios nos usuários do ambiente, isso porque a serpentina cria uma mistura de poeira , pelos, humidade dentre  outros resíduos, essa mistura gera bolor, fungos e mal odor no ambiente prejudicando a qualidade do ar que respiramos quando em funcionamento.
Há dois tipos de higienização destes aparelhos:
Higienização total e higienização no local
A total custa normalmente mais caro e consiste na desinstalação (desconexão) da evaporadora da parede e desmontada completamente a fim de lava-la com máquina de alta pressão.
Vantagem : Esta higienização tem a vantagem de que não fica sequer um cantinho da unidade interna sem ser limpa ou lavada.
Desvantagem: Como há a necessidade de desconexão da tutulação, há o risco de problemas na reinstalação, (flanges, aperto, isolamentos, fuga de gás etc). também o tempo e o preço são maiores em relação a higienização no local.
A higienização no local: Consiste em desmontar somente a carenagem da unidade interna, e com uma bomba de pressão controlada e uma bolsa coletora afixada nela mesma é possível ter praticamente o mesmo resultado em muito menos tempo e por um preço muito mais acessível, não ficando assim nenhum resíduo, sujeira ou fungos na serpentina que caem com a água jateada num reservatório logo abaixo.
Vantagem: Esta higienização é muito vantajosa tanto para o profissional quanto para o cliente, pois além de o problema com a sujeira ser resolvido com máxima eficiência também o tempo apenas em média de 40 minutos faz o preço ser muito menor para o cliente. Ou seja, o problema é resolvido com menos esforço, em menos tempo, com muita eficiência e por um bom preço. Praticamente é só vantagens esse tipo de limpeza.

Desvantagem: Praticamente não há desvantagens nesse tipo de higienização. Porém ela só é recomendada até 5 vêzes à contar do início do uso do aparelho (data da instalação), após isso é recomendado uma higienização total e que também abranja a limpeza da unidade externa que também acumula poeira pois está sempre em lugares externos propício a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Instalar ar condicionado Split passo a passo em sequência.

Como Instalar ar condicionado Split passo a passo em sequência. Esta dica é para instaladores que estão iniciando no ramo de instalaç...